Onix: o grande nome criado pela Chevrolet
A Chevrolet não deixa a desejar quando o assunto é carro, principalmente porque a empresa ganhou muito espaço no mercado nacional e internacional. Por isso, não podíamos esperar menos do desempenho do Onix, um dos carros com maior número de vendas em território brasileiro. Mas por que será que essa popularidade surgiu?
O surgimento desse modelo acabou sendo motivado pela necessidade de a Chevrolet universalizar a sua marca, escolhendo um veículo acessível, mas com equipamentos que fossem capazes de chamar a atenção do público. Além disso, era preciso baixar os custos de produção e ampliar os lucros.
Conheça, abaixo, um pouco mais sobre o Onix, um carro incrível por dentro e por fora.
História do Onix
Por trás de todo sucesso, há uma grande história. Com o Onix não podia ser diferente. Fruto de um momento de inspiração da Chevrolet, o modelo acabou ganhando um espaço nunca antes esperado no mercado brasileiro. No entanto, poucas pessoas sabem o que realmente motivou essa explosão de curiosidade.
Acompanhe, abaixo, uma breve linha do tempo sobre o veículo.
2012
No ano de 2012, a Chevrolet decidiu inovar no ramo de carros. Pensando nisso, acabou por anunciar um hatch compacto, totalmente projetado e desenvolvido em terras brasileiras na empresa General Motors. O modelo novo acabou recebendo o nome de Onix e teve as versões LS, LT e LTZ lançadas com um preço variando entre R$ 29.990 e R$ 41.990.
2013
Em 2013, o carro foi finalmente apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, onde acabou se tornando uma das maiores atrações apresentadas pela Chevrolet. Seu principal objetivo era substituir o Celta. A sua arquitetura leva em consideração características globais de veículos pequenos da empresa General Motors.
2015
Pensando em aproveitar o sucesso por ainda mais tempo, a Chevrolet decidiu dar ao Onix uma oportunidade de se reinventar. Por meio de uma reformulação no equipamento do veículo, foi possível adicionar uma central multimídia, mantendo o condutor sempre conectado ao seu veículo.
Além disso, também houve uma adição de controles de áudio em seu volante, que era revestido por couro em sua versão com câmbio automático. Além disso, para-choques e maçanetas na cor do veículo foram uma verdadeira novidade na versão LTZ do Onix, fazendo com que ele alcançasse o posto de veículo menos desvalorizado no mercado brasileiro.
Por que o carro se tornou tão popular?
Não bastasse todo o sucesso que já vinha encarando desde o seu anúncio, o Onix acabou se tornando o líder do mercado no ano de 2019. Para se ter uma ideia, o veículo passou a ter 32,4% de participação no segmento de hatches compactos e 25% dentro do segmento de sedãs compactos.
Ainda no ano de 2020, o veículo continuou dominando o mercado. No entanto, não são todas as pessoas que sabem explicar o porquê de tanto sucesso vindo de um único modelo. Ainda assim, existem muitos pontos que podem ser levantados para compreender essa preferência nacional pelo carro.
Reformulação completa
Quando surgiu em sua primeira geração, acabou recebendo zero estrelas com relação ao teste de impacto organizado pelo Latin NCap. No entanto, quando a sua segunda geração chegou, a Chevrolet decidiu caprichar e fez com que o veículo passasse por um recall, ajustando defeitos no motor que acabassem trazendo riscos de incêndio.
Ainda assim, nenhuma dessas duas características acabou abalando toda a fama de bom moço do Onix. Até o ano de 2021, o veículo tem um ótimo posicionamento no mercado, mas, principalmente, porque a empresa que cuida de sua construção está sempre preocupada em trazer novidades, principalmente no que diz respeito à segurança.
Menor taxa de desvalorização do mercado
Por apresentar um design mais moderno e complementos necessários em seu interior, o Onix acaba sendo um dos maiores queridinhos dos condutores. Atualmente, ele conta com uma das menores taxas de desvalorização de todo o mercado automobilístico. Isso porque a Chevrolet sempre está controlando possíveis falhas no modelo.
Basicamente, o seu sucesso acaba sendo atribuído ao fato de o carro suprir todas as necessidades de seus condutores. Além de ser moderno, ele ainda é bonito e tem um conjunto de equipamentos de tirar o fôlego, principalmente para aqueles que desejam modernidade aliada a conforto.
Vantagens de ter um Onix na garagem
Se você está pensando em comprar um carro e ficou interessado no sucesso do Onix, não se preocupe. Vamos explicar quais são as maiores vantagens do modelo e por que você deve ter um na sua garagem para garantir conforto e modernidade, tudo em uma única tacada.
Motor turbo
Você sabia que o Onix acabou ganhando em competições de desempenho e eficiência, principalmente em baixos giros? Além disso, você ainda pode encontrar suas versões com câmbio automático de seis marchas, que já existia na primeira geração, mas agora está causando um impacto ainda mais positivo.
Economia satisfatória
O preço do combustível está bastante salgado no Brasil, e é exatamente por isso que você deve estar procurando um carro econômico, mas que seja capaz de atender a todas as suas necessidades sempre que for preciso. Por isso, pode apostar todas as suas fichas no Onix, da Chevrolet.
O modelo 1.0 tem uma média de 9,4 km/l com etanol na cidade e 11,2 km/l na estrada. Quando o assunto é gasolina, ele consegue fazer 13,5 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, garantindo um peso a menos para o seu bolso.
Equipamentos de ponta
Se tem uma coisa na qual o Chevrolet Onix não deixa a desejar é o seu conjunto de equipamentos. Em sua antiga geração, o compacto era bastante conhecido pela grande tecnologia aplicada, principalmente para oferecer mais conforto e praticidade tanto para os condutores quanto para os passageiros.
Em sua versão LT, o modelo já está equipado com MyLink, além de conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Em suas variantes turbo, é possível encontrar uma chave presencial com partida do motor utilizando apenas um botão, bem como câmera de ré, carregador de celular sem fio e um acendimento automático dos faróis.
Custo/Benefício
Uma das versões do Onix de melhor custo/benefício é a LTZ 1.0, mostrando-se uma excelente intermediária. Além de trazer conforto, ela também apresenta uma lista de itens de série que é bastante completa pelo preço. A regulagem dos faróis também é um fator a ser levado em consideração.
Para adquirir os veículos das versões Onix, é possível ir até o leilão de veículos, onde você conseguirá encontrar a melhor versão com um preço bem atrativo e, além de tudo, participar de um processo de escolha seguro e totalmente legalizado.