O Doblo foi um carro criado pela Fiat e se mostrou extremamente recomendado para famílias grandes ou para aquelas pessoas que decidiram trabalhar com transporte de carga. Além de ser extremamente versátil, o veículo conta com inúmeras vantagens para quem deseja tê-lo em sua garagem.
Para quem ainda não conhece esse modelo de sucesso, e que se tornou bastante requisitado para quem quer muito mais espaço e variedade, então está na hora de se aprofundar nos detalhes e entender o porquê de ele fazer tanto sucesso. Leia o artigo até o final para formar sua opinião.
A trajetória do Doblo
Todo bom carro possui uma história por trás de seu sucesso. Com o Fiat Doblo isso não poderia ser diferente, principalmente por causa de toda a sua fama e popularização no Brasil. Podemos dizer que o projeto do carro foi extremamente genial, priorizando todos aqueles que necessitavam de mais espaço.
Além disso, a empresa se dedicou por muitos anos a montar um modelo que fosse completo, com um bom motor e, ainda por cima, com uma mala bastante espaçosa. Confira, abaixo, um pouco da trajetória desse veículo que realmente vale a pena para quem deseja tudo do bom e do melhor.
Criação do Doblo
Aqui no Brasil, a produção do Fiat Doblo teve início no ano de 2001. Ele é um automóvel com vários usos diferentes, além de possuir duas variações: minivan e furgão. Sua segunda geração foi muito marcada pelas versões Attractive Flex 1.4 e Essence 16V Flex 1.8, extremamente úteis nas estradas e fora delas.
A verdade é que, no mundo, o modelo começou a ser produzido e vendido no ano de 2000. No entanto, demorou um pouco até chegar às terras brasileiras. No ano de 2003, acabou ganhando a versão Adventure, que possuía um motor bem mais potente, de 1.6, movido a gasolina para facilitar a locomoção.
No entanto, no ano de 2006, a versão Adventure Estrada Real acabou chegando ao fim, deixando o Fiat Doblo um pouco mais abandonado do que deveria. O fim dos motores 1.8 também foi um grande problema para a empresa, visto que ele não suportava a utilização da gasolina.
Retomada das vendas
Ainda que a história do modelo tenha dado uma despencada em 2006, no ano de 2008 as coisas começaram a melhorar. A versão Adventure TryOn, que acompanhava um motor 1.8 Flex, ganhou espaço no mercado brasileiro e mundial. Sua principal novidade eram as duas bolsas de água no banco do motorista, bem como no do passageiro da frente.
Não contentes com uma evolução do Fiat Doblo em tão pouco tempo, a empresa decidiu lançar a versão Adventure com um sistema diferencial, denominado Locker. Seu motor era de 1.8 8V Flex, mas também ganhou uma nova possibilidade de 1.8 16V Flex E. Torq.
Nos anos seguintes, as produções continuaram a todo o vapor. Em 2010, surgiu a segunda geração do veículo, trazendo a versão Adventure com a opção Locker. Em 2013, a versão Adventure Xingu com Locker também foi lançada ao mercado.
O motivo do sucesso do modelo
Você deve estar se perguntando sobre o porquê de o Fiat Doblo ter feito tanto sucesso ao longo dos anos e ter passado por tantas versões como passou. No entanto, esse é o carro que trouxe o que todos os brasileiros precisavam: mais espaço, mas sem perder o desempenho e a eficiência.
Com um mercado comercial um tanto defasado para quem trabalhava com o transporte de cargas ou pessoas, a Fiat teve a sacada genial de trazer um modelo completo, satisfatório e com um design incrível para todos os condutores interessados. Aproveite para conferir outros motivos para tanto sucesso.
Modelo com 7 lugares
Um dos principais motivos para que o Doblo faça tanto sucesso é a sua versão com sete lugares. Para quem tem uma família grande ou quer passar o final de semana com uns amigos, o veículo acaba se mostrando a principal opção de aquisição no mercado. Além disso, também é excelente para trabalhar com cargas.
Seu porta-malas tem uma capacidade bem ampla, podendo levar até 665 litros durante uma viagem, fazendo com que os últimos bancos fiquem recolhidos nas laterais. No entanto, se as sete pessoas preencherem o ambiente, a capacidade cai para 200 litros, o que ainda é suficiente para um bom passeio.
Eficiência no transporte
Mais um dos principais motivos para que esse veículo faça tanto sucesso está nos dois bancos adicionais no porta-malas. Isso é um fator inédito dentro da categoria. Na terceira fileira de bancos, é possível levar tanto crianças quanto adultos de baixa estatura, além de trazer cinto de segurança de três pontos e encosto para a cabeça.
Todos os bancos de trás podem ser rebatidos nas laterais, fazendo com que o porta-malas ganhe ainda mais espaço, assim como mencionado anteriormente. Seu visual é bastante robusto e traz um bom desempenho nas estradas.
Por que ter um Doblo na sua garagem?
Se você chegou aqui, é muito provável que deseje saber o porquê de ter um Doblo na sua garagem. Confira, abaixo, quais são os principais motivos para isso e como é possível utilizá-lo a seu favor no dia a dia.
Versão 2021 com muitos equipamentos
A versão do Doblo de 2021 é bastante completa e, com certeza, vai te agradar. Ela traz ar-condicionado, banco traseiro bipartido e rebatível, além de chave canivete com telecomando, direção hidráulica, faróis com função follow me home, vidros dianteiros elétricos com one touch para descida, volante ajustável e travas elétricas.
Motor potente
O motor do Fiat Doblo também é algo que podemos elogiar grandemente. O veículo possui um modelo com 130 cavalos, sendo necessário abastecê-lo com gasolina ou etanol. O seu torque é de 18,4 e 18,9 kgfm. Seu câmbio é manual e possui cinco marchas para um bom passeio.
Além disso, é válido lembrar que a tração do veículo, modelo 2021, é sempre dianteira. Ele também faz uma detecção quando uma roda gira em falso, fazendo uma transferência de força para a roda que não está atolada.