Volkswagen: conheça a marca, os modelos e as características
1937
A Volkswagen, fundada em 1937, é uma montadora de origem alemã, com sede na cidade de Wolfsburg. Ela pertence ao Grupo Volkswagen, o qual também detém o direito de grandes marcas do mercado automobilístico, como Audi, Bentley, Lamborghini, Porsche e Scania.
1953
No Brasil, sua história começou no início da década de 50. Na época, detentora apenas de um armazém no centro de São Paulo, a empresa começou a produzir seus primeiros fuscas. Em quatro anos, no mesmo local, foram montados quase 3.000 veículos.
1956
A VW, como também é conhecida, não demorou muito para ganhar o reconhecimento dos brasileiros. Como consequência do sucesso, a marca construiu sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que, inclusive, marcou o início da produção de kombis com peças e componentes produzidos em território nacional.
1959
A VW conseguiu alcançar outro marco na história da empresa, inaugurando a unidade Anchieta, mais especificamente em 18 de novembro. O evento contou com a participação do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, o qual conheceu todos os entornos da fábrica dentro de um Fusca conversível.
1960
A partir dos anos 60, a VW começou a ser marcada por um crescimento exponencial, o que acabou por levar a uma melhoria na economia do país. O que mais marcou a época foi o lançamento do Karmann-Guia, carro muito buscado no mercado e que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas da empresa.
1970
Desde então foram muitos marcos importantes, tanto para os consumidores, quanto para a montadora. Na década de 70, por exemplo, a empresa bateu a marca de um milhão de veículos produzidos. Além disso, não parou de inovar e criar tendências de mercado, a partir do lançamento de modelos como SP1, SP2, Brasília e Passat.
1974
Com um grande reconhecimento no mercado brasileiro, a VW começou a inovar ainda mais, impulsionada pelo favoritismo dos consumidores. Um dos maiores marcos atingidos à época foi o lançamento do primeiro modelo com motor refrigerado à água, além de tração dianteira. Este modelo era o Passat, que marcou os anos 70 com a tecnologia envolvida.
1976
No ano de 1976, a VW não parou, sendo impulsionada pela empolgação do brasileiro em buscar a marca como principal escolha para compra. Neste ano, em específico, a fábrica de Taubaté foi instaurada, tendo como principal objetivo se tornar o carro Gol muito famoso. Isso porque o local era mais acessível e espaçoso para o processo de produção.
1980
Já nos anos 80 o surgimento do Gol, um dos modelos mais vendidos até hoje, e o ingresso da Volkswagen no segmento de carros mais luxuosos, através do Santana e do Quantum, foram os grandes destaques da época.
1988
Levando as mudanças e evoluções tecnológicas muito a sério, a VW se tornou a primeira marca a produzir um carro nacional com injeção eletrônica de combustível, bem como uma ignição digital, utilizando-se de mapeamento eletrônico. O modelo a ter todos esses benefícios era o Gol GTI.
1999
O ano de 1999 foi marcado pela implementação da unidade industrial em São José dos Pinhais, localizada no Paraná. Carro que antes era trazido como um veículo importado, o Golf logo se mostrou um enorme sucesso de vendas, proporcionando níveis de qualidade ainda maiores, bem como mostrando uma dirigibilidade mais simples dentro do mercado.
2003
Como a Volkswagen está sempre em busca de inovações para a empresa, visto que tem como objetivo atender às necessidades do mercado, a equipe de engenharia criou um carro que revolucionou o mercado: o Fox. O que mais chamava atenção, à época, era um ótimo aproveitamento do espaço interno, assim como sugeria o slogan da campanha: “compacto para quem vê, gigante para quem anda”.
2008
No ano de 2008, a Volkswagen alcançou mais um marco revolucionário: desenvolveu os veículos Novo Gol e Voyage. Ambos inauguraram padrões de qualidade que antes pareciam ser impossíveis de alcançar, principalmente em relação à qualidade, economia, desempenho e dirigibilidade. Os dois carros tiveram grande destaque entre os veículos do segmento de carros de entrada.
2020
De modo geral, a VW tem uma das histórias mais bonitas no mercado nacional. Com carros que marcaram gerações e outros que ainda perduram, a empresa segue inovando, a fim de não perder seu posto dentro da mente e do coração de milhões de brasileiros.
Modelos da Volkswagen
A tradição da Volkswagen no Brasil permitiu que a marca hoje oferecesse um grande portfólio de veículos em território nacional. Por isso, seja nos modelos populares ou nos mais luxuosos, a montadora é considerada pelo consumidor que pretende trocar de carro.
Abaixo, e separados por categoria, estão alguns modelos Volkswagen em linha.
- Hatch: Up, Gol, Fox, Polo, Golf.
- Sedã: Virtus, Jetta, Passat, Voyage.
- SUV: Nivus, T-Cross, Tiguan Allspace.
- Picapes: Saveiro, Amarok.
Estes modelos podem ser facilmente encontrados no VW leilão.
Qual é o melhor modelo da Volkswagen?
Entre os carros citados, não existe melhor ou pior opção. Entretanto, a escolha ideal pode ser aquela mais adequada ao perfil do consumidor. Ao escolher um dos modelos da Volkswagen, primeiramente, é preciso entender necessidade, expectativa e gosto de cada um.
A marca possui uma das maiores variedades de carros hatch. No geral, eles são os mais populares do mercado. Caracterizados por seu porta-malas integrado e, geralmente, menor do que outros modelos, esses veículos se destacam, devido à união de design e preço.
Por outro lado, alguns modelos desta categoria não se enquadram nessas características. Diferentemente do Up, Gol, Fox e até algumas versões do Polo, que realmente têm a função de serem mais acessíveis, o Golf é um hatch médio que atinge um público que deseja um veículo potente e completo.
Os sedans – Virtus, Jetta e Voyage – são modelos produzidos sobre a mesma plataforma e design que modelos hatch. Eles são conhecidos, tanto por seu comprimento, quanto pelo porta-malas em compartimentos externos. Definitivamente, eles são ótimas opções para quem deseja ou precisa de mais espaço.
Nesta lista, também vale dar destaque ao Passat. Mesmo sendo um dos veículos mais antigos da marca, ele é um sonho para muitos brasileiros, dado que ocupa um nicho bem luxuoso do mercado.
Por fim, tanto para perfis esportivos, quanto urbanos, a fabricante disponibiliza SUVs e picapes atuais e outras de maior tradição. O Nivus e o T-Cross, veículos mais recentes nesta categoria, unem a qualidade Volkswagem a um design inovador, além de competir diretamente com o Chevrolet Tracker, da Chevrolet. Já a Tiguan e a Amarok são reestilizações muito bem feitas de modelos luxuosos conhecidos pelo público.
Uma das melhores maneiras de adquirir os modelos mais disputados da Volkswagen é participando de um VW leilão, onde as opções são ainda mais amplas e garantem a satisfação total dos participantes.
Up
O Up integra uma categoria recente do mercado, representada por carros subcompactos. Eles, no geral, têm como característica seu pequeno tamanho, que permite um bom desempenho com um motor menos potente, bem como um preço mais acessível.
Inicialmente, o conceito do veículo foi apresentado no ano de 2007, trazendo consigo motor e tração na parte traseira do veículo. Por esses motivos, acabou sendo considerado um sucesso direto para o Fusca. A sua versão final foi lançada, tanto com o motor, quanto com a tração, na região dianteira do veículo.
O modelo em específico ficou disponível no Reino Unido a partir de dezembro de 2011, apresentando cinco versões diferentes: o Take, o Move, o High, o White e o Black Up!. O carro só chegou ao Brasil em fevereiro de 2014, tendo como principal objetivo suceder a geração ultrapassada do Volkswagen Gol, com uma plataforma montada em 1995.
Por ser um modelo bastante econômico, compacto e perfeito para quem mora sozinho ou tem poucos integrantes na família, é possível encontrá-lo em um leilão VW por preços bem mais acessíveis do que os encontrados no mercado comum.
Entretanto, essa não é bem a realidade da Volkswagen. O Up, apesar de subcompacto no tamanho, traz muitos diferenciais em relação a seus concorrentes. Sendo considerado um dos carros mais econômicos e seguros de todo o mercado brasileiro, trata-se de um carro de nicho, isto é, com qualidades superiores àqueles que deveriam ser seus concorrentes – ele também apresenta um preço maior.
Isso fica ainda mais evidente na sua versão TSI. Equipado com um dos motores mais potentes e tecnológicos da montadora, o Up apresenta desempenho melhor do que carros maiores. Além disso, segundo pesquisas de mercado, o Up tem grandes chances de competir com o modelo Mobi, da Fiat.
Fox
Sendo o Up um caso especial, os modelos compactos também aparecem como versões de entrada da Volkswagen. Entre eles, vale destacar o Fox. No mercado há algum tempo, o veículo sofreu apenas alterações pontuais junto à identidade da marca, sem nunca perder seu aspecto jovial e elegante.
Hoje, o Fox é um dos carros hatches mais espaçosos e altos do mercado. Encontrado na versão Connect (comum) e Xtreme (esportiva), ele também visa atingir um público mais aventureiro.
Os destaques para os modelos mais recentes deste carro vão para conectividade, volante multifuncional, tecnologia tilt-down e sistema de som composition touch.
Jetta
O Jetta é um tradicional sedã da marca que chama a atenção de todos pelo desempenho, conforto e estilo. Com sua reestilização, então, o carro conseguiu se reinventar, tornando-se mais moderno, esportivo e arrojado, mas sem perder a essência.
E as mudanças também refletiram no design interno do veículo e em suas funcionalidades. Mais tecnológico do que nunca, as novas versões do Jetta proporcionam uma direção muito mais agradável. O modelo do Jetta foi visto como um grande competidor em relação ao Ford Fusion SEL Ecoboost, da Ford.
Na prática, o consumidor tem um painel com central multimídia integrável, que mostra o melhor que a VW tem a oferecer. Além disso, seu novo motor TSI tem dado o que falar. Agora, com 230 cavalos unidos à transmissão DSG, que permite trocas de marchas rápidas e precisas, os fãs da montadora vão adorar esta máquina.
T-Cross
O T-Cross é um dos carros mais recentes da marca. Ele mostra que a Volkswagen soube aproveitar o sucesso da sua nova identidade em todas as categorias para se destacar em uma nova: a de SUVs.
O novo modelo é completo e não deixa nada a desejar se comparado aos concorrentes. E, equipado com o motor TSI, fica imbatível!
O T-Cross também pode ser facilmente encontrado em um VW leilão, com um preço acessível e em ótimas condições de uso. Para adquiri-lo, basta se inscrever em uma plataforma que realiza os eventos e buscar pelo carro da Volkswagen que mais te agrada.