Suzuki: Conheça a marca, modelos e características
1939
De início, a Suzuki tinha como principal alvo a fabricação de pequenos carros. No entanto, essa previsão acabou por ser abandonada, devido à Segunda Guerra Mundial. Foi um período difícil, onde muitas empresas acabaram não conseguindo manter o padrão de suas produções. Além disso, era necessário um grande orçamento, o que deixava a situação ainda mais complexa, dado o contexto da época.
1955
Até então, a Suzuki estava muito dedicada à produção de motos. Pensando em expandir um pouco mais os seus horizontes e conseguir conquistar uma área mais ampla do comércio, a empresa lançou o carro Suzulight. Querendo ou não, isso acabou ampliando os horizontes da marca.
1970
Pode-se dizer que esta foi a época mais produtiva da empresa, pois, com o lançamento das diferentes versões de modelos de fronte, principalmente o pequeno Jimny, o nome da Suzuki passou a ser disseminado ao redor do mundo. Com isso, a empresa ganhou ainda mais popularidade, crescendo consideravelmente em suas vendas.
1972
Dois anos após o verdadeiro “boom” da Suzuki, os modelos da marca japonesa começaram a ser vendidos nos Estados Unidos, mas tinham a designação de Geo. Alguns anos mais tarde, o nome da empresa voltaria a ser Suzuki, mas apenas a partir do lançamento de um novo modelo de automóvel.
1985
O modelo de automóvel, denominado Samurai, foi um carro que fez uma grande diferença para o nome da Suzuki. Além de ter um preço extremamente acessível e tração integral, ele era capaz de andar por todos os tipos de terreno, agradando desde os motoristas casuais até aqueles que precisavam de transporte nas áreas rurais.
1988
Percebendo que boa parte de seu sucesso era fruto dos automóveis de quatro rodas, a Suzuki decidiu que a melhor ideia seria expandir ainda mais o mercado e as opções. No ano de 1988, revolucionou com o Swift GT, que, alguns anos à frente, acabou se tornando um utilitário bastante econômico.
Modelos da Suzuki
Os modelos de carros da Suzuki realmente fizeram história, principalmente porque, no ano de 1970, o mundo do off-road conheceu o Jimny. Ele possuía cerca de 360 cilindradas, conquistando o mundo com suas versões mais modernas, muito embora ainda continue sendo um 4x4 genuíno.
No ano de 1974, a Suzuki começou a investir no mundo, fazendo com que o seu modelo LJ50 fosse inaugurado na Austrália. Essa era uma versão ainda mais potente do já conhecido LJ10, muito vendido no Japão. Seu modelo era um tanto quanto inovador, mais compacto e ideal para encarar as estradas, independentemente do material.
Em 1981, a Suzuki começou a ter um crescimento extraordinário em suas vendas. Para se ter uma ideia, o lucro atingiu cerca de 500 bilhões de ienes anuais. Isso foi um grande motivo para que os empresários comemorassem, lançando um novo modelo para o Jimny 4x4. Ele recebeu uma bela repaginada e, como o esperado, fez sucesso mais uma vez.
Um ano após um lançamento estrondoso, a Suzuki decidiu que não era a hora de parar de surpreender. O modelo SJ410 chegou com um design totalmente diferente, bonito e distante da imagem de um 4x4. A capacidade de seu motor acabou se tornando uma verdadeira referência para veículos de categoria off-road.
Já em 1988 a Suzuki entregou mais um membro para a família de 4x4, que tanto vinha batalhando por um espaço nos últimos anos. O modelo Vitara fez muito sucesso com um motor de 1,6 litro, produzido todo em alumínio. Além disso, seu modelo possuía três portas, o que acabou por lançar uma nova tendência de veículos.
Confira, abaixo, os principais modelos de carro da Suzuki.
- Hatches: Suzuki Swift Hatch.
- Sedãs: Suzuki Swift 1.6 Sedan.
- SUV’s: Jimny, Vitara, Jimny Sierra, S-Cross.
Qual o melhor modelo da Suzuki?
Dentre tantas possibilidades, é até difícil definir qual o melhor modelo da Suzuki. São muitas as opções presentes no mercado, e, dependendo do seu perfil de motorista, é possível escolher entre elas por meio das diferenças apresentadas. Há modelos para quem gosta de pegar a estrada por longas horas ou o que serve apenas para um passeio casual.
Confira, abaixo, as principais características dos modelos mais conhecidos da Suzuki. Aproveite para observar qual deles é o melhor para você.
Suzuki Jimny
O Jimny é um carro 4x4 da Suzuki. Ele é capaz de encarar qualquer tipo de terreno sem maiores preocupações. O seu sistema de tração permite realizar conversões com muita facilidade. Além disso, sua carroceria é bastante firme e resistente para atividades de alto impacto.
Dentre os seus aspectos positivos, é possível citar a versatilidade de uso. Ele pode ser dirigido em ambientes urbanos, rurais ou rodoviários. Ele é bastante resistente, oferece um conforto acima da média, é bastante confiável e traz uma excelente visibilidade para os motoristas. Também é bastante compacto e cabe em qualquer garagem.
Dentre os pontos negativos, podemos citar uma mola de suspensão muito rígida, que pode acabar trazendo certa irregularidade na estrada. A vibração do volante em altas velocidades também incomoda um pouco, podendo fazer com que os motoristas necessitem fazer pequenos ajustes no modelo.
Suzuki Vitara
O Vitara é um carro mais moderno e com uma eficiência maior. Seu motor possui 1,6 L de 126 cv em alumínio. Além disso, a relação entre peso e potência foi bastante equilibrada. Ele também possui uma transmissão automática de 6 velocidades.
Os seus pontos positivos mais mencionados são o motor potente e de rápida resposta, além de uma ótima resistência enquanto 4x4. É ideal para todos os ambientes.
No entanto, em contraste, há a questão da diminuição do tamanho do carro. Muitos motoristas acreditam que ele seja muito baixinho.
Suzuki SX4
O carro da Suzuki de modelo SX4 oferece um sistema de tração nas quatro rodas, além de ser bastante compacto. Na maior parte de suas versões, apresenta vidros elétricos, assim como as travas.
Dentro de suas principais vantagens, é possível mencionar um motor muito potente, seguro e com uma boa frequência de torque, ideal para longas aventuras. Em contrapartida, ele pode ter uma frente um pouco mais baixa, dificultando na hora de dirigir.