Peugeot: conheça a marca, os modelos e as características
1882
A Peugeot é uma fabricante de automóveis que surgiu na França, sendo fundada por uma produtora de carros que pertencia ao Grupo PSA Peugeot Citroën. A família que está envolvida em sua criação já teve vários tipos de negócio, dando início às atividades no século 18. No entanto, foi apenas no ano de 1882 que decidiram entrar para o ramo de transporte, produzindo a primeira bicicleta da marca.
1889
O primeiro automóvel só começou a ser produzido no ano de 1889, tendo três rodas. Foram apenas quatro unidades que saíram à venda e, no ano seguinte, um quadriciclo a gasolina também foi exposto ao público. O primeiro carro importado da marca chegou ao Brasil no ano de 1891, sendo rapidamente adquirido pelo aviador Alberto Santos Dumont.
1850
Foi apenas no ano de 1850 que a marca sentiu a necessidade de diferenciar as diferentes ferramentas que andava fabricando. Por isso, três tipos de logotipo foram registrados: uma mão, uma lua crescente e um leão.
1858
Com o passar dos anos, a única marca que sobreviveu foi a do leão, registrada no ano de 1858 pelos irmãos Peugeot. Isso significava que os produtos tinham força, resistência e dinamismo. Desde a época, a marca começou a crescer e se popularizar sob a figura de um leão. Dessa forma, todos os carros que saíam dessa categoria eram considerados de grande qualidade, resistência e com peças muito interessantes a serem utilizadas durante o processo de criação.
1922
Chega ao Brasil, de maneira oficial, o primeiro carro da marca, que, muito embora só tenha surgido com esse nome no ano de 1896, já vinha fazendo história com os seus antepassados. Para se ter uma ideia da influência, a Peugeot era proprietária do clube francês Football Club Sochaux-Montbéliard, tornando ainda mais popular a sua marca, como método de divulgação.
2002
Até o ano de 2002 foram cerca de sete modificações realizadas para que o emblema ficasse ainda mais aceitável pelo público. Cada uma delas visava ofertar um impacto visual ainda maior, possibilitando aos compradores pensarem bastante na Peugeot sempre que a figura de um leão pudesse vir à tona no assunto.
2010
No entanto, foi apenas no ano de 2010, por uma ocasião bastante importante (200º aniversário da marca), que a Peugeot anunciou uma alteração em sua identidade visual. Havia maior solidez, flexibilidade e, principalmente, um visual diferenciado para agradar ao público. O design foi criado pela equipe de designers da marca, ganhando contornos mais minimalistas e dinâmicos. Para estrear o novo logotipo, a Peugeot não poderia deixar de lado toda uma construção de expectativa para um novo carro. Foi exatamente por isso que o primeiro carro a estrear o logotipo repaginado foi o Peugeot RCZ, lançado no mercado europeu por volta do primeiro semestre de 2010.
Modelos da Peugeot
Por ser uma marca que valoriza muito o design, o conforto e, principalmente, a qualidade de seus materiais e peças, torna-se quase impossível definir qual carro mais chama a atenção quando o assunto é Peugeot. Ela possui uma versatilidade incrível, que mostra quão bom pode ser um utilitário ou um modelo mais esportivo.
Se você gosta de encarar aventuras um pouco mais longas e conhece bem os modelos de carros, pode acabar preferindo alguns pontos mais específicos de uma das versões. Isso irá depender bastante do perfil do comprador e do porquê ele precisa comprar o carro. Tendo isso em mente, o que pode ser transmitido é justamente uma noção mais ampla para os amantes automobilísticos.
Alguns dos modelos mais amados da Peugeot aqui no Brasil são:
- Hatch: Peugeot 208;
- Sedã: Peugeot 207;
- SUVs: Peugeot 2008, Peugeot 3008, Peugeot 5008.
Qual o melhor modelo da Peugeot?
Essa é uma pergunta que podemos considerar bastante difícil de ser respondida. Graças a modelos extremamente bem feitos e que tiram o fôlego de muita gente, a Peugeot dispara com seus modelos por todo o mercado. No entanto, ainda é possível listar alguns que são os mais populares.
Peugeot 208
Esse, sem dúvida alguma, foi um dos lançamentos mais aguardados de todo o ano. Mal chegou ao mercado e já causou toda uma comoção, fazendo com que os amantes de carros realmente desejassem, com todas as forças, obter o seu modelo.
O maior ponto positivo do Peugeot 208 é o design. Com um visual mais hatch, será muito parecido com o modelo lançado na Europa. Além disso, ele será o único hatch com motorização elétrica.
Em contrapartida, uma das desvantagens está justamente na ausência do motor 1.2 turbo de 130 cv. Por isso, para os amantes da aventura, isso pode não ser lá uma grande vantagem.
Peugeot 3008
O seu design foi a primeira coisa que trouxe grande impacto para o mercado brasileiro. Além disso, sua condução e lista de equipamentos também agradaram bastante os novos motoristas e possíveis compradores. A marca estava precisando disso para alavancar seu moral.
O design interno já chega como uma vantagem. Tanto por fora, quanto por dentro, o carro se torna uma verdadeira máquina de beleza. A dirigibilidade também foi eleita um dos pontos mais fortes do modelo.
No entanto, o motor já está bastante datado, não sendo a última palavra em tecnologia. Isso pode incomodar bastante. Além disso, ao atingir grandes velocidades, o carro dá pequenos saltos.
Peugeot 206
Esse Peugeot é um modelo hatch bastante compacto e teve várias versões entre o ano de 1998 e 2016. No entanto, assim como todos os carros, as versões mais recentes também apresentam algumas falhas que podem ser incômodas.
Em seus pontos positivos, é possível mencionar o conforto. Para quem dirige por muitas horas, isso realmente pode ser uma grande vantagem. Além disso, o ar-condicionado presente no carro torna toda a experiência ainda melhor.