Iveco: conheça a marca, modelos e características
1975
A Iveco é uma fabricante italiana de caminhões, ônibus e motores a diesel com sede em Turim, na Itália. A empresa pertence ao Grupo Fiat e foi criada em 1975 pelo gerente e engenheiro mecânico Bruno Beccaria, por meio da fusão de cinco empresas ao redor da Europa.
1986
Seu primeiro grande lançamento - o Daily, em 1978 - concretizou a consolidação de uma nova marca no mercado automobilístico comercial europeu. Desde então, seu crescimento foi tanto que parte da sua expansão deve-se à compra de algumas operações da Ford.
1990
Seu crescimento, entretanto, nem sempre foi linear. Para manter seu crescimento, a Iveco teve que superar uma crise no início dos anos 1990, alimentada por uma competição cada vez mais acirrada. Felizmente, a marca conseguiu responder de forma eficaz à crescente especialização do setor, a partir do desdobramento da sua estrutura em unidades empresariais especializadas por tipo de produto.
1997
Ainda na mesma década, a Iveco expandiu suas operações para América do Sul, instalando, em 1997, algumas concessionárias no Brasil com o objetivo de vender importados da Europa e Argentina. A primeira unidade fabril veio nos anos 2000, e hoje está localizada em Nova Lima (MG).
2020
Hoje, a Iveco tem 49 fábricas, 15 instalações de pesquisa e desenvolvimento, 840 revendedores, 31.000 funcionários e está em 19 países. Quarenta por cento dos motores que a Iveco fabrica vão para veículos da marca, já 60% são vendidos para uso em aplicações automotivas, industriais, agrícolas, marítimas e de geração de energia.
Modelos da Iveco
A Iveco, reconhecida pela qualidade de seus ônibus e caminhões, sempre se posicionou muito bem no mercado nacional. Não à toa, reconhecida por qualquer trabalhador ou empresa que atua com transporte, a marca toma conta das ruas e estradas em todo o território nacional.
Veja abaixo alguns dos seus modelos mais buscados:
- Caminhões leves: Novo Daily Chassi, Novo Daily Furgão, Daily City Chassi Cabine, Daily Chassi Cabine e Daily Furgão;
- Caminhões médios: Tector médio;
- Caminhões semipesados: Tector semi-pesado;
- Caminhões pesados: Hi-way e Hi-road;
- Caminhões extrapesados: Trakker;
- Van: Daily Minibus, Daily Elevitta e Daily Vetrato;
- Microbus: Wayclass e Soulclass;
- Ônibus Escolar: Granclass e Seniorclass;
- Ônibus Urbano: 170S28.
Qual o melhor modelo da Iveco?
Entre os modelos citados, não existe melhor ou pior opção. Entretanto, a escolha ideal pode ser aquela mais adequada ao perfil da empresa ou trabalhador autônomo. Ao escolher um dos modelos da Iveco, primeiramente, é preciso entender a necessidade e expectativa de cada caso.
Todos os veículos comerciais da marca são resistentes e eficientes. Entre eles, ainda é importante destacar o tradicional Iveco Daily, que desde seu surgimento, em meados do século XX, chamou grande atenção para aqueles que buscam ótimas opções em LCVs. Além disso, ao longo do tempo o modelo acompanhou as principais tendências do mercado de veículos comerciais. Hoje, a marca italiana oferece versões com cabines inteligentes e motores com melhor desempenho.
Se você precisa de uma van comum que pode levar suas cargas de um lugar para o outro, há muitos LCVs grandes por aí que se encaixam. Mas caso queira algo mais do que isso, um veículo projetado exatamente com o propósito comercial, mas mais leve, mais eficiente e moldado para competir com os melhores no mercado de furgões grandes, você precisa considerar a linha Daily.
Ele é a solução perfeita para todos trabalhos que você tem em mente. Potente, ecológico e confiável, ele é resistente o suficiente para fazer alguns de seus rivais parecerem pouco atrativos.
A van também oferece a mais ampla escolha de trem de força do mercado, bem como uma capacidade de carga insuperável. Empresas e proprietários autônomos bem informados, acharão o Daily uma van difícil de ignorar, visto que ela é tão meticulosamente projetada para suas necessidades. Definitivamente, a Iveco traz ao mercado um modelo com responsabilidade total de um veículo comercial.