Ford: conheça a marca, os modelos e as características
1901
É fundada a primeira companhia, sob a supervisão de Henry Ford. De início, em homenagem ao seu fundador e criador, a empresa era chamada de “Henry Ford Company”.
1902
No ano de 1902, mais especificamente em 11 de agosto, a empresa passou a se chamar “Cadillac Motor Company” assim que Henry Ford deixou a companhia, levando consigo o direito do seu nome.
1903
A Ford Motor Company só veio a ser fundada um ano depois, tendo como investimento inicial o equivalente a US$ 28 mil, contando com a participação de 12 investidores interessados no projeto. Dentre eles, era possível encontrar os irmãos John Dodge e Horace Dodge. Como o projeto ainda estava em seu início, grupos de dois ou três homens construíam apenas poucos carros diariamente.
1908
Foi apenas no ano de 1908 que H. Ford introduziu o primeiro motor com cabeça de cilindro em seus carros. O modelo a ser batizado com a nova tecnologia era um Modelo T. Após o primeiro carro moderno já ter sido criado em 1886, por meio das mãos do alemão Karl Benz, os métodos de produção mais eficientes começaram a ficar mais acessíveis para membros da classe média.
1913
No ano de 1913, foi inaugurada a nova era relacionada à história industrial, visto que a Ford introduziu a linha de montagem contínua em sua fábrica, localizada em Dearborn, nos Estados Unidos. A partir daí, a produção em série do Modelo T começou a render não apenas lucros, mas também transformações no mercado automobilístico.
1919
A Ford começa a instalar seus primeiros investimentos no Brasil, no ano de 1919. Foi a primeira produtora de automóveis que se aventurou em terras brasileiras. Atualmente, as suas fábricas estão mais presentes nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Taubaté e Camaçari.
1920
No ano de 1920, a Ford realiza a transferência de sua linha de montagem, bem como dos escritórios, para instalações mais amplas, que possibilitavam uma expansão do negócio. Assim, a marca se instalou em um antigo palácio de patinação na Praça da República, visto que o crescimento acelerado da empresa em um curto período exigiu medidas mais firmes em relação ao local de fabricação de peças.
1922
A Ford abre a sua fábrica como uma espécie de ponto turístico em São Paulo, permitindo que todos os seus visitantes acompanhem o processo de montagem do Modelo T, que, à época, impressionou a todos.
1924
A Ford possibilitou que mais um acontecimento inesperado fosse colocado em voga: a primeira exposição automobilística no Brasil, localizada no Palácio das Indústrias, em São Paulo. Criando estandes ambientados, as várias versões de carros da fábrica eram expostas para milhares de visitantes curiosos.
1930
Dando início à década de 30, a Ford começa a apresentar o Modelo A, um dos primeiros carros a ter um vidro com para-brisa temperado, fazendo com que houvesse maior segurança para seus condutores.
1956
A fábrica começa a oferecer o primeiro pacote, que inclui a segurança do condutor e de seus passageiros. Ele incluía inovações com volante com regulagem de profundidade, grade frontal, primeiros cintos de segurança nos bancos de trás e um painel de instrumentos opcional, que poderia ajudar o condutor, caso algo saísse do controle. Pouco tempo depois, incluíram as travas de segurança para crianças e uma capota rígida retrátil.
1960
A empresa lança o primeiro trator em território nacional, conhecido como Ford 8-BR Diesel. Além disso, no mesmo ano, celebrou a produção do 30.000º caminhão nacional. À época, os caminhões da Ford eram considerados ferramentas mais do que necessárias para construir Brasília.
1962
O ano de 1962 ficou marcado pelo lançamento de caminhões conhecidos como “Super Ford”. Eles possuíam uma nova cabine, possibilitando que a empresa ampliasse a sua liderança em relação ao mercado nacional. No mesmo ano, a Ford comemorou a produção de seu 75.000º veículo brasileiro, o qual correspondia a um modelo de picape F-100.
1967
À época, o primeiro carro nacional de luxo foi produzido pela Ford. O modelo era conhecido como Ford Galaxie e possuía um motor V8, direção hidráulica para maior comodidade do condutor, bem como itens inéditos, que pegaram os compradores de surpresa. O modelo tinha bastante espaço interno, era sofisticado e fez muito sucesso.
1968
A Ford comemora o lançamento do Corcel, carro muito famoso na época. Por meio dele, foi possível estrear no segmento de carros médios no Brasil. O sedã possuía quatro portas, um motor 1.3 e tinha tração dianteira, o que acabou popularizando os avanços relacionados ao sistema de radiador selado.
1980
O Corcel II foi lançado com a possibilidade de ser abastecido com álcool, grande feito para a época. Além disso, foi o primeiro veículo com este tipo de combustível, bem como o primeiro a trazer a inovação do sistema automático de partida a frio.
1983
No ano de 1983, a Ford lança o primeiro veículo de plataforma mundial com fabricação em terras brasileiras. O modelo era o Escort, que também protagonizou o primeiro lançamento simultâneo de uma versão de três e de cinco portas. O modelo Escort XR-3 chegou pouco tempo depois, com uma campanha protagonizada por Ayrton Senna.
2008
Dando um salto no tempo, até chegar ao século XXI, a Ford passa a ser um verdadeiro sucesso de vendas, liderando todo o mercado. Até o mês de agosto foram vendidos milhões de automóveis. No entanto, alguns pontos ainda precisavam ser reforçados, o que acabou sendo deixado de lado pela própria empresa.
Modelos da Ford
Mesmo que as coisas tenham sido modificadas ao longo do tempo, isso não exclui, de maneira alguma, que a Ford foi uma das primeiras empresas do ramo automobilístico que tinha como principal preocupação a segurança de seus clientes. Com seu caráter visionário logo nos primeiros anos de mercado, ela se mostrou muito competente na aplicação de cintos de segurança e travas nas portas, evitando acidentes com crianças.
Com a passagem dos anos e a modernização das décadas, é claro que a empresa acompanharia toda a modificação. Atualmente, os designs dos carros e suas peças são realmente mais sólidos e proporcionam uma segurança real, tanto para condutores, quanto para passageiros. É importante saber avaliar, da melhor maneira possível, a sua evolução e qualidade dentro do mercado.
Para se ter uma ideia da versatilidade, já no ano de 1960 a Ford lança o primeiro trator agrícola com produção em terras brasileiras. Sendo assim, você já deve imaginar o quão à frente de seu tempo ela estava, certo? Por isso, confira alguns dos principais modelos da empresa automobilística.
- Hatches: Ford Ka Hatchback.
- Sedãs: Ford Ka Sedan, Ford Focus Sedan, Ford Fusion.
- SUVs: Ford Territory, Ford Ecosport e Ford Edge.
Qual o melhor modelo da Ford?
Diante de uma empresa que se preocupa com os seus clientes e que está sempre se renovando para conseguir entregar o seu melhor, é quase impossível dizer qual o melhor modelo da Ford. Por isso, separamos alguns modelos populares no mercado e que são igualmente eficientes para as suas propostas.
Ford Ka
O Ford Ka foi um dos modelos que mais recebeu atenção de sua fábrica e produtora. O veículo foi lançado no ano de 1997 e, até então, chegou à sua terceira geração, a qual foi apresentada em 2014. Sendo assim, ele estava sempre buscando melhorias para chegar ao público com novidades e, principalmente, um fator de inovação bem maior. No ano de 2019, inclusive, ele passou por uma definitiva mudança para melhorar suas condições.
A geração atual do Ford Ka acabou promovendo a primeira variação do sedã no país. Isso porque o leque de versões era muito semelhante ao do hatch, igualando a motorização de 1.0 de três cilindros, além de apresentar dois tipos de transmissão semelhantes, deixando a originalidade um pouco de lado.
Um de seus principais benefícios pode ser encontrado na dirigibilidade, sendo apontado pelos motoristas como um forte ponto para quem precisa de um carro eficiente e agradável de se estar atrás do volante. Além disso, também há quem diga que o carro é muito bem equipado desde a sua versão de entrada.
Após a realização de alguns testes realizados pela própria Ford, a carroceria do veículo foi bastante reforçada, utilizando-se de barras protetoras na região das portas dianteiras e aços com maior grau de rigidez em relação às colunas “B”.
No entanto, ainda há quem não goste da altura do carro, dizendo que ele é muito baixo e pode ser prejudicial para quem gosta de dirigir por longos períodos em estradas acidentadas. Mesmo assim, ainda é um ponto que fica escondido diante das várias vantagens que ele possui.
Ford Focus
O modelo Ford Focus foi lançado no ano de 1998 com o intuito de substituir o Escort, o qual representava uma linha de compactos médios. Essa foi a forma mais válida que a Ford conseguiu encontrar para competir diretamente com os modelos Brava, da Fiat, Astra, da Chevrolet, e Golf, da Volkswagen.
O Focus leilão é uma das maneiras mais acessíveis, atualmente, para conseguir levar o modelo para casa. Além de reduzir a burocracia estabelecida nas concessionárias, o preço está um pouco abaixo do valor de mercado com o qual estamos acostumados.
Muita gente acaba optando pelo Ford Focus exatamente por sua versatilidade. Muitos motoristas elogiam a sua estabilidade e o motor de alta potência. Além disso, o modelo é bastante econômico e pode ser ótimo para quem precisa dirigir muito, mas não quer investir grandes valores por causa disso. O conforto também é um ponto alto.
Além disso, o Ford Focus, que pode ser facilmente encontrado no Ford Focus leilão, tem um grande destaque em relação aos seus rivais pelo design mais ousado e robusto, ainda que o modelo só tenha chegado ao Brasil no ano 2000. Desde que foi lançado, o veículo apresenta versões diferentes, tanto para o hatch, quanto para o sedã. Aproveite o leilão Focus para garantir o seu!
Ford Fusion
Deixando um pouco o Focus leilão de lado, o Ford Fusion possui muitos detalhes agradáveis e interessantes. Dentre os principais pontos positivos que sempre são apresentados quando o assunto é o Ford Fusion, os equipamentos, o conforto e o espaço interno sempre estão sendo mencionados. Além disso, a capacidade do porta-malas também é bastante interessante e agrada quem gosta de viajar com frequência ou quem costuma transportar a capacidade máxima do veículo.
Para muitos, os pontos negativos são a frente baixa e comprida, que pode raspar valetas, lombadas e rampas com facilidade, retrovisores sem dobra, alto consumo de combustível e também pneus com perfil baixo, sendo vulneráveis em vias esburacadas.