BMW: conheça a marca, os modelos e as características
1913
A história da empresa começa muito antes de receber este nome. No ano de 1913, Karl Friedrich Rapp fundou a, até então, conhecida Bayerische Flugzeugwerke, a qual fabricava motores para aviões. A empresa era localizada em Munique e foi escolhida em uma localização próxima às instalações de fábricas responsáveis pelas montagens de aviões.
1917
As raízes da marca de carros tão famosa estão diretamente ligadas aos nomes Karl Rapp e Gustav Otto. A empresa começou pequena, em um movimento tímido, unindo duas potências para conseguir um lugar ao sol no mercado.
1922
No ano de 1922, enfim, o nome BMW surgiu, transferindo suas operações de construção de motores, substituindo o nome “BMW AG”.
1923
Após o término da Primeira Guerra Mundial e a instauração da proibição da construção de motores para avião na Alemanha por um período de cinco anos, a BMW começou a produzir motores apenas para aviões que se mostravam com problemas. No entanto, a recuperação veloz da empresa se deve a Max Friz, o chefe de construção da marca, que produziu a primeira moto BMW, conhecida como R32.
1928
De início, a empresa foi fundada com o objetivo de produzir motores para aviões, mas, quando a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, o Tratado de Versailles deu um jeito de proibir este tipo de construção. Por este mesmo motivo, a produção de motocicletas foi o pontapé inicial, sendo seguida pela fabricação de automóveis.
Para se ter uma ideia, o símbolo da BMW foi estampado na carroceria de um carro pela primeira vez no ano de 1928.
1971
Com uma publicidade bastante ousada, a BMW marcou o início dos anos 70, utilizando-se do slogan “Só um BMW ultrapassa um BMW”. Um dos carros que mais marcou esta década foi a versão BMW 2002, sendo um dos cupês mais importantes de todos aqueles anos.
1973
Preparada para trazer ainda mais novidades ao mercado, a BMW é a primeira empresa capaz de produzir um carro turbo em série no mundo inteiro. O modelo era conhecido como BMW 2001 e revolucionou o mercado por meio de sua potência, principalmente para os condutores que gostavam de um pouco mais de adrenalina.
1988
Em 1988, a BMW lança o modelo Z1 ROADSTER, também conhecido como sendo um modelo esportivo, conversível, que apresentava dois lugares. Sua maior característica eram as portas, que se abriam por meio de um recolhimento inferior. Foram 8.000 unidades comercializadas ao longo dos anos.
1995
A BMW chega ao Brasil no ano de 1995, sendo uma importadora de veículos e permitindo que as novidades de outros países pudessem pousar em terras brasileiras, mas sem deixar a qualidade de lado.
1996
A BMW ganha ainda mais impulso no mercado. Isso porque o modelo BMW Z3, que foi lançado pela empresa, foi utilizado no filme 007 Golden Eye, onde o famoso James Bond, um agente secreto, aparecia conduzindo o carro em estradas urbanas. É claro que isso fez com que muitos compradores se interessassem pelo modelo.
2014
Deixando de lado apenas o cargo de importadora, a BMW acabou por desembarcar de maneira oficial no Brasil, inaugurando sua fábrica na cidade de Araquari, em Santa Catarina. A mudança permitiu que o desenvolvimento específico de carros para solo brasileiro pudesse ser iniciado, ampliando o sucesso da empresa.
Atualidade
Atualmente, a BMW é dona das marcas Mini e Rolls-Royce Motor Cars, além de, anteriormente, ter sido proprietária da Land Rover. O setor de alto padrão está muito no foco da empresa de carros, com o objetivo de melhorar, cada vez mais, o seu próprio cenário dentro do mercado mundial. Atualmente, a BMW possui 30 fábricas espalhadas por 14 países para conseguir atender a todas as suas demandas.
Além disso, foram iniciados investimentos em movimentos sustentáveis relacionados à economia colaborativa. Assim, a montadora tem investido fortemente em compartilhamento de veículos, com empresas como DriveNow e ReachNow, disponibilizando diversos carros pela Europa e Estados Unidos, respectivamente. Isso mostra que, além da qualidade de seus automóveis, ainda há uma preocupação que vai além.
Modelos da BMW
O primeiro modelo a ser lançado com algumas das características marcantes da BMW começou a ser produzido no ano de 1933. Ele era o modelo 303, que fortaleceu muito o nome da empresa na indústria de carros. Este modelo é o antecessor dos atuais, que você pode facilmente encontrar circulando pelas ruas. Além disso, foi o primeiro a ser fabricado com as clássicas grades dianteiras gêmeas, tornando-se um verdadeiro símbolo.
Após a Segunda Guerra, para tentar retomar as atividades com normalidade, foi lançado o modelo 501, no ano de 1951, bastante espaçoso e com uma grande capacidade de acomodar seis pessoas. Seu motor tinha seis cilindros e foi um verdadeiro marco para a montadora, já que ofereceu maior luxo, tecnologia e qualidade para o seu nome.
Mais um dos grandes capítulos da história da montadora se refere ao ano de 1972, onde, no dia primeiro de maio, a Série M começou a ser colocada em produção. Tudo isso se deveu graças à fundação da BMW Motorsport GmbH, a principal responsável pela fabricação de automóveis com o intuito de competir.
Confira, abaixo, alguns dos principais modelos que podemos encontrar hoje.
- Sedãs: Série 3, Série 5, Série 7, Série 2 Sedan, Série 8M8.
- SUVs: BMW X4, BMW X5, BMW X6, BMW X7, BMW X2, BMW X3.
Qual o melhor modelo da BMW?
É difícil dizer qual o melhor modelo a ser escolhido, afinal, depende muito do gosto de cada comprador. Alguns preferem carros mais espaçosos para levar a família toda, enquanto outros optam por versões mais compactas. O que importa é atribuir as características necessárias para fazer uma boa compra. Por isso, sempre analise o carro de maneira bastante atenta antes de finalizar o seu pedido.
Além disso, para quem busca encontrar os melhores modelos de carro BMW, é possível acompanhar o BMW 320i leilão, proporcionado pela Sodré Santoro. Por lá, você encontra o veículo que mais se enquadra nas suas necessidades e com um preço muito abaixo do estabelecido pelo mercado.
Abaixo, você consegue encontrar as características de alguns dos principais modelos encontrados na BMW. Cada um possui elementos próprios e que podem acabar te agradando, de acordo com o seu perfil de compra.
BMW Z4
O modelo Z4 da BMW possui rodas de liga leve Multi Spoke, um estilo 293 e aro 18, características que acabam chamando bastante atenção dos amantes de carros. Além disso, seu motor 2.0 L, com 4 cilindros, de 184 cv e 270 Nm de torque, é mais do que o suficiente para transformar o carro em uma boa referência em desempenho e esportividade.
Por ser um carro premium de alta qualidade, assim como o Volkswagen Golf, por exemplo, o veículo chama muita atenção dos consumidores. Além de ser extremamente espaçoso e confortável, tanto para os condutores, quanto para os passageiros, o automóvel também oferece um design luxuoso e chamativo para quem se importa também com a região externa.
Uma de suas maiores vantagens, com toda a certeza, é o câmbio automático com 8 marchas, equipado com steptronic e tração traseira. Isso facilita muito a dirigibilidade, permitindo que o motorista fique cada vez mais confortável atrás do volante.
Uma de suas principais desvantagens pode ser encarada com a falta de espaço no porta-malas. Além disso, seu banco é muito comum para pertencer a um esportivo, além de que os botões que abrem e fecham o teto ficam bastante escondidos, dando um certo trabalho para que possam ser alcançados.
Este também é um modelo que pode ser facilmente encontrado no BMW 320i leilão, responsável por trazer veículos de qualidade e com um processo que corre em completa segurança para os compradores. Por meio dele, é possível levar um veículo de qualidade, sem precisar gastar muito para isso.
BMW M3
Assim como a maior parte dos carros da marca, o BMW M3 é extremamente recomendado para quem gosta de velocidade. Seu motor tem uma potência de 431 cv, com um torque de 56,1 kgf.m. Seu câmbio é automático, com 7 marchas, para você aproveitar o que há de melhor em velocidade.
Também comparado com um Ford Ranger de cabine dupla, o BMW M3 é um excelente companheiro para quem gosta de pegar a estrada com bastante frequência. O veículo é equipado, tanto para proporcionar uma viagem confortável para os seus passageiros, quanto segura, entregando um ótimo desempenho.
Algumas das grandes vantagens que este carro apresenta são bom controle de tração nas quatro rodas, distribuição eletrônica de frenagem, piloto automático, volante com regulagem de altura para maior conforto do motorista e computador de bordo funcional, para te deixar conectado e por dentro de todas as coisas que ocorrem na pista.
Para quem está buscando o veículo, mas não teve tanta sorte em encontrá-lo nas concessionárias, há uma boa notícia: o BMW 320i leilão. Por meio da Sodré Santoro, é possível encontrar eventos com segurança acima da média, além de valores muito mais vantajosos do que no mercado comum de veículos.
Um dos problemas de comprar este modelo está, justamente, ao chegar em altas velocidades. É muito comum que os motoristas acabem se deparando com uma espécie de sensação de que os pneus estão "lixando" no asfalto. Também é possível sentir a traseira querendo "escapar".
BMW X2
O modelo X2 da BMW surge no mercado um pouco mais esportivo e com um design inovador. Suas dimensões são um pouco maiores, mas seu motor não deixa de ser tão potente quanto o dos outros citados anteriormente.
As vantagens encontradas no carro são o seu motor potente, com 192 cv e 28,5 kgfm, o que faz com que o carro não precise de tanto combustível, além de câmbio automático de 8 marchas.
O Chevrolet Tracker é um carro utilizado como comparativo em relação ao BMW X2. No entanto, o carro da BMW ainda ganha nesta disputa, principalmente em relação à potência e à segurança oferecida para o condutor. Sendo assim, para quem busca uma experiência mais completa, vale a pena apostar no X2.
Nas suas desvantagens, encontramos a suspensão mais rebaixada, que pode arrastar com facilidade, espaço interno reduzido e porta-malas com baixa capacidade de armazenamento.