Leilão de materiais elétricos
O mercado de leilões é um dos que mais crescem com o passar do tempo. Por meio do avanço tecnológico, novas modalidades acabam por surgir, além dos tipos de produtos oferecidos em eventos como esse. E isso não poderia ser diferente com o leilão de materiais elétricos.
Da mesma maneira que pode acontecer com terrenos, imóveis ou veículos, os materiais elétricos também podem acabar indo a leilão com preços menores do que quando foram adquiridos. Abaixo, é possível conferir alguns dos principais detalhes sobre a modalidade, esclarecendo todas as dúvidas possíveis acerca do tema.
Quais são os tipos de leilões?
Existem dois tipos de leilões e, cada um deles, possui suas peculiaridades. Confira, abaixo, quais são eles.
Leilão judicial
O leilão judicial é definido por uma forma de venda a qual é determinada por um processo que ocorre na primeira instância. Isso significa que o ato precisa ser realizado pelo Tribunal de Justiça para receber essa denominação. Pode ocorrer tanto na esfera municipal, quanto estadual ou federal.
Nesta forma de leilão, os produtos são disponibilizados de acordo com a falta de pagamento do devedor, o qual atrasa seus débitos ao credor. Após diversas tentativas sem sucesso de cobrar essa dívida, a penhora do bem em questão acaba acontecendo. Seu principal objetivo é o de vender o bem penhorado para conseguir quitar todas as pendências financeiras.
Leilão extrajudicial
Também pode ser conhecido pelo nome de leilão empresarial. Esse tipo de negociação não faz referência ao âmbito judicial, o que significa que não precisa ter sua origem relacionada com a mediação de um juiz. Dessa maneira, a venda poderá ser realizada, integralmente, de modo particular.
A modalidade geralmente é realizada pelo proprietário ou representante dos bens que serão colocados em leilão.
O que é um leilão de materiais elétricos?
Assim como o seu nome já sugere, um leilão de materiais elétricos é aquele realizado para leiloar itens dentro desta categoria.
Confira, abaixo, quais são os materiais que podem ser encontrados em um leilão de materiais elétricos.
Peças que podem ser encontradas em um leilão de materiais elétricos
Dentre os materiais encontrados neste tipo de leilão estão:
- painel elétrico;
- quadro elétrico;
- disjuntores;
- eletrodutos;
- caixa de luz.
É válido lembrar que os valores podem variar muito entre os leilões, mesmo que apresentem um mesmo produto. Além disso, os lances poderão ser dados ao longo do evento. Cabe ao comprador perceber qual a melhor quantia a ser paga por um determinado objeto.
Como é feito o pagamento do arremate?
Arremate é o nome que se dá para aquele item que foi adquirido em meio ao leilão. Em um dado momento, assim que o comprador decidir qual dos objetos irá levar para casa, e assim for definido, será necessário pagar a quantia, mas como?
A legislação é muito flexível quanto ao pagamento de bens arrematados. Cada leiloeiro pode muito bem fazer as suas regras, o que torna necessário que os participantes verifiquem essa disponibilidade antes mesmo de começar o evento.
Quanto tempo dura um leilão?
Esta é uma pergunta muito comum, visto que não se fala a respeito do tempo de duração deste evento em específico.
A duração de um leilão poderá depender de muitos fatores, além da política disponibilizada por seus próprios organizadores. Seu processo pode ser concluído em um dia ou em até mais de 30 dias. Os lances e as visitas são dados ao longo do período que foi determinado para o evento. No entanto, sempre existe uma data certa para o encerramento do leilão de materiais elétricos, bem como de outras categorias.
Os leilões são divulgados em algum lugar?
Na maior parte dos casos, é muito comum que os leilões sejam divulgados para que o número de interessados seja considerável. Dessa forma, as chances de conseguir bons lances e compradores é ainda maior.
Geralmente, os leilões podem ser divulgados em redes sociais, sites ou até mesmo em jornais locais de grande circulação. Estações de rádio e feiras também podem ser ótimos veículos de comunicação para chamar a atenção de mais pessoas. Para que se possa acompanhar o processo, o ideal é assinar a newsletter de sites com especialização em leilões.
Leilão de materiais elétricos online
O leilão online funciona da mesma maneira que o presencial. A diferença entre os dois é clara: não há a necessidade de sair de casa para poder dar o seu lance, visto que a participação é contabilizada via internet. Uma de suas principais vantagens é, justamente, conseguir dar o seu lance com antecedência, visto que os itens serão anunciados antecipadamente.
Se uma pessoa tem interesse em participar desta modalidade de leilão, o ideal é realizar um cadastro na plataforma digital de confiança. Após isso, os usuários da plataforma irão competir de maneira simultânea, em horário determinado, com todas as pessoas que também estão participando.
É bem comum que algumas das organizações leiloeiras disponibilizem ferramentas para que a participação no evento de leilão de materiais e afins ocorra de modo seguro e cômodo. Um dos recursos mais conhecidos é o de videoconferências ao vivo, onde é possível observar tudo de perto.
Sodré Santoro: leilões presenciais e online
No site da Sodré Santoro, é possível participar de leilões online ou presenciais. O processo é inteiramente seguro e a estrutura da plataforma foi devidamente preparada para receber todos os acessos. Se você está procurando um leilão de materiais elétricos, também pode acabar encontrando por lá.
De maneira organizada, será possível dar lances e ser encaminhado até os melhores eventos para arrematar aparelhos, automóveis e até mesmo imóveis.
Veja também: Leilão de Informática, Eletrodomésticos, Telefonia e Comunicação.