Leilão de prédio
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas resolvem entrar em um leilão é a economia realizada na obtenção de algum bem. Por meio do evento, é possível adquirir automóveis, terrenos, casas e até mesmo um prédio. É válido lembrar que, tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, podem participar de qualquer leilão, incluindo o leilão de prédio.
Se o seu principal objetivo é adquirir algum bem por um preço abaixo do valor de mercado, o mais adequado é buscar algum leilão, seja ele virtual ou presencial. Os valores se mostram mais acessíveis e, ainda por cima, o comprador poderá avaliar as condições em que o item se encontra através das fotos e informações disponibilizadas no site e/ou através da visitação, quando permitido pelo atual proprietário.
Leilão de prédio
Ainda que a compra de um prédio não seja muito comum por pessoas físicas, é possível se deparar com alguns casos. No entanto, é muito mais fácil vermos alguma empresa de grande porte comprando um edifício inteiro para realizar as modificações necessárias e, consequentemente, estabelecer o seu negócio.
Em um leilão, é possível adquirir os mais diversos tipos de bem, o que inclui um prédio. Na maior parte dos casos, os antigos proprietários estão com uma dívida muito acima do que podem pagar e o imóvel acaba indo a leilão para quitar esse débito. Isso explica o motivo pelo qual o preço está abaixo do valor de mercado.
Para quem resolve participar do leilão de prédio, as condições do imóvel podem ser devidamente avaliadas com antecedência. Além disso, também será disponibilizada a liberação de uma oferta, onde o maior lance poderá levar o item. Por isso, esteja atento no andamento dos lances.
Então, se um dos seus principais objetivos é adquirir um prédio com o intuito de expandir o seu negócio e garantir maiores resultados, dê o primeiro passo de maneira assertiva. Adquirir o imóvel por meio de leilão de prédio é muito mais econômico e poupa boa parte do seu dinheiro, podendo investi-lo em outras áreas.
Leilão de imóveis
Outra modalidade – um pouco mais conhecida – dos leilões é a de compra de imóveis, afinal, todo mundo sonha em ter a casa própria. Por meio desses leilões, é possível adquiri-la por um preço mais baixo, mas, ainda assim, com uma qualidade tão boa ou superior à da aquisição no mercado comum.
Sendo assim, para quem deseja adquirir casas por um valor abaixo do mercado, o ideal é participar do leilão. Por lá, você conseguirá conferir as condições do imóvel, bem como a sua localização e outras peculiaridades que podem interferir na aquisição.
Geralmente, o leilão de imóveis ocorre quando determinado proprietário está com dificuldades financeiras que te impedem de pagar o financiamento da casa. Dessa forma, a venda, por meio de leilão, pode ser a solução para livrar o proprietário de uma grande dívida.
Para que você esteja por dentro do funcionamento de um leilão de imóveis, a empresa vendedora receberá e analisará todas as propostas de compra passadas pelo leiloeiro. Após isso, identificará o comprador que ofereceu a maior quantia de dinheiro por determinado imóvel e, assim, definirá o próximo proprietário.
Quais tipos de leilões de imóveis existem?
São dois os principais tipos de leilões de imóveis: judicial e extrajudicial. O primeiro deles ocorre após a desistência de uma ação realizada pela justiça, onde o bem foi penhorado para pagamento de uma dívida. Dentro de um leilão judicial, todo o processo do imóvel acontece sob acompanhamento constante do Magistrado. Além disso, os lances iniciais nessa espécie de leilão costumam ser em torno de 50% mais baixos em relação ao valor de mercado do bem.
No caso de um leilão extrajudicial, não é necessária a intervenção do Poder Judiciário. Os bens leiloados podem ser de origem particular (pessoa física, jurídica ou instituição bancária) ou provenientes de determinação expressa constante em Legislação, como por exemplo a Lei de Alienação Fiduciária, onde os imóveis são dados em garantia pelo devedor fiduciante ao agente financeiro.
Quem pode participar de um leilão?
É sempre importante conhecer as regras de um leilão antes de pensar em participar dele. Por isso, é válido descobrir quem possui autorização para entrar no evento e adquirir os mais diversos bens que podem acabar surgindo ao longo do leilão.
No geral, qualquer pessoa que tenha acima de 18 anos e com uma livre independência de administração dos bens poderá participar do evento na condição de comprador.
O ideal é sempre conferir o edital completo do leilão para conferir se existe alguma condição diferente das citadas anteriormente que podem impedir a sua participação.
Leilão com a Sodré Santoro
Se você tem interesse em participar de um leilão de prédio, saiba que a Sodré Santoro conta com uma das maiores e melhores plataformas do ramo. Por lá, você poderá acompanhar os eventos, tanto em meio digital, quanto presencial.
Assim, para quem deseja adquirir algum item, imóvel ou automóvel, basta fazer um cadastro na plataforma segura e inteiramente intuitiva da Sodré Santoro. Todo o site é protegido com tecnologia de ponta, para que você se sinta em um ambiente confortável.